4 de mai. de 2011

Projeto Ciranda da Diversidade

PROJETO CIRANDA DA DIVERSIDADE
TEMA1: TECENDO O AMOR (Março)
Objetivos Gerais: Levar as crianças a compreenderem que em virtude de suas mães trabalharem essas crianças necessitam de um local para ficar.
Oportunizar que os alunos valorizem a Creche, ou a escola como um local que lhes promove ações de cuidado e educação.
Desenvolvimento: A partir da história (há a opção em DVD) desenvolver as atividades.
Atividades:
1)      Confeccionar juntamente com as crianças os personagens principais a Dona Aranha, Filomena e o Senhor Aranho Jerônimo.
2)      Fazer um grande painel com sua turma representando qual é o local da Creche que eles mais gostam é importante reforçar para as crianças o papel da Creche ou escola.
3)      Durante a semana confeccionar com as crianças bilhetes para a mãe, o pai e ou pessoa responsável com intuito reforçar e apertar o laço entre eles.
4)      Fazer um painel com o “Cronograma do Tempo” – fases como, por exemplo: Mulher grávida; mãe filho (bebê), mãe, pai e filhos, várias crianças juntas na escola (Creche).
5)      Com recortes, cada criança faz um cartão sobre o trabalho de sua mãe. Como sugestão as crianças poderiam entregar para as mamães no final do dia.
6)      Falar sobre a importância das crianças fazerem pequenas tarefas em casa para auxiliar a mamãe, como por exemplo: Arrumando a cama, e deixando seu quarto arrumado, Ajudando a mamãe nas tarefas diárias da casa, Não rabiscando e nem sujando as paredes, Respeitar e não brigar com os amigos...etc.


PROJETO CIRANDA DA DIVERSIDADE/ MÊS DE ABRIL
TEMA 02 –  A DIETA DE JORGE

Justificativa:- O excesso de peso na infância está relacionado a vários fatores tais como: hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física. A obesidade afeta a qualidade de saúde ainda na infância, que pode resultar no aparecimento de doenças como diabetes, problemas do coração, colesterol, pressão alta. Vale ressaltar que evitar um alimento não significa que ele é proibido, mas que deve ser consumido com moderação, podendo aparecer na alimentação de uma a duas vezes por semana.

Objetivo Geral :Em parceria com o Projeto Nutrição e Saúde, promover entre as crianças o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

HORA DO CONTO 01: Ler para as crianças a história a Dieta do Jorge e se possível ir passando o DVD para que eles acompanhem melhor.

HORA DO CONTO 02: Contar para as crianças a história abaixo: “A Senhora Roda dos Alimentos”

Era uma vez uma senhora muito redondinha… e brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maçã, com a cebola, com o nabo, a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água, com as cerejas, com o pepino, com o pão, o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga… e assim ela ia brincando.Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que prestassem muita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo… As cenouras, a couve e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo…
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo.
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maçã, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios.
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas.
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento… a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos menores.

ATIVIDADES

         Pedir para cada criança trazer de casa embalagens de alimentos consumidos por sua família, e fazer uma ex com eles se há diferença do que se come em casa e o que se come na creche.
         Partindo da história “Roda dos Alimentos”. Confeccionar com as crianças usando CDs que não estão sendo mais utilizados. Procurar em recortes de revistas os alimentos que compõem a roda dos alimentos. Cada criança poderá levar a sua para casa.
         Montar um painel com exemplos de cardápios inadequados  como por exemplo: refrigerante,salgadinhos tipo chips/fandangos,balas, chicletes,etc. Vale ressaltar que evitar um alimento não significa que ele é proibido, mas que deve ser consumido com moderação, podendo aparecer na alimentação de uma a duas vezes por semana.
         Uma sugestão legal seria confeccionar o Jacaré Jorge antes de fazer a dieta e depois que fez a dieta. Deixar em exposição nos locais de circulação da Creche.

Yvone Guilherme
Coordenadora Pedagógica


3 comentários:

  1. Esse projeto tem repercutido um ótimo resultado entre as crianças!

    ResponderExcluir
  2. lucélia rregina p. silvio5 de junho de 2011 às 10:54

    que bom fazermos algo que chame a atenção das pessoas que acompanham nosso trabalho, desenvolvido com carinho junto as crianças.

    ResponderExcluir

Em nome de nossas crianças e equipe de funcionárias agradecemos a visita,mas antes de sair deixe um comentário!!!