Projetos

PROJETO FRATERNIDADE
Mês: Setembro / Outubro
Tempo de duração: De 3 a 4 semanas
Turmas atendidas: Maternal II ao Pré

Objetivo Geral: O intuito dos temas é despertar nas crianças a imensa riqueza de cores, formas, sons, sabores e odores que nos rodeia. Os sentidos são as janelas do mundo. Quando os aperfeiçoamos, melhoramos nossa qualidade de vida.
O projeto será dividido em 5 temas,que buscam especialmente orientar as crianças a agradecer a Deus levando-as a tomarem consciência da grande capacidade de perceber o mundo criado por Deus oportunizando que usufruam com alegria as inúmeras vivencias sadias que os  5 sentidos  nos propicia.

Tema 01: Como é bom olhar (Visão)     

Objetivo Especifico: Levar as crianças a alegrar-se pela capacidade de ver a rica variedade de belezas do mundo.

Desenvolvimento:
Na roda de conversa perguntar para as crianças: - Quem já conseguiu ver as estrelas no céu? – Quem já viu o arco – Iris? -Quem já viu um monte de borboletas voando juntas?
Refletir juntamente com as crianças: Por que temos dois olhos? Um só não estaria bom?
Nossos olhos são como duas janelas pelas quais enxergarmos as coisas lindas, maravilhosas que Deus criou no mundo.
Com eles podemos ver tudo de bonito:
            - Os rostos de nossos pais
            - as cores do arcoíris
            - as borboletas, as ondas do mar
OBS.: Levar as crianças a dizerem o que mais eles podem ver no dia a dia. Explicar que com os nossos olhos também vemos coisas que não deveriam existir pessoas pedindo esmola, passando fome, dormindo na rua.
            
Desenvolvimento:
            - Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras pretas e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
           - Brincadeira “Claro – escuro”
Quando falar escuro as crianças deve fechar os olhos, e quando falar “claro” elas devem abri-los. Repetir as situações várias vezes. Depois comentar a experiência com as crianças.
Atividades:
Existem olhos claros, escuros, grandes, pequenos, amendoados, redondos.
Todos são igualmente capazes de ver cores e belezas do mundo.
- Que tal fazer um cartaz com recortes de revistas com vários tipos de olhares.

Hora do conto: “A História do Peixinho Pixote”

Pixote era um peixinho que só nadava de olhos fechados. Ele vivia com medo da escuridão da lagoa e invejava as crianças que brincavam na sua margem colorida. Um dia ele esbarrou em outro peixe e, com o susto, abriu pela primeira vez os olhos dentro da água. Ficou surpreso ao descobrir que sua lagoa não era escura, não! Ao contrario, era clara e cheia de cores!

·         Comentar quantas vezes fechamos os olhos para as belezas que nos rodeiam. Propor aos alunos: “Vamos aprender a olhar?”
·          Convidar as crianças a andarem de olhos fechados pela sala.
·         Seria interessante reproduzir a história do peixinho Pixote.

Reflexão:
- Perguntar se as crianças conhecem algum deficiente visual?
- Falar das maiores dificuldades que um deficiente visual enfrenta.




Tema 02: “Como é bom ouvir” – (Audição) 

Objetivo Específico: Sensibilizar as crianças quanto à capacidade que temos de ouvir a imensa variedade de sons.

Roda de Conversa: (Seria interessante durante essa roda de conversa colocar um fundo musical estimulante) Perguntar – Quem gosta de ouvir música? E Histórias? Piadas?Deixar que as crianças falem.
Promover um momento de silêncio absoluto para ouvir os diversos e variados sons vindos de dentro e de fora da creche.
Nossos ouvidos podem nos proporcionar muitos prazeres, e temos dois ouvidos, um de cada lado da cabeça, assim podemos ouvir melhor.
Quem não gosta de ouvir uma boa música, vamos cantar uma? E o canto dos passarinhos (imitar); e o miado dos gatinhos como é? Como late o cachorrinho (imitar).
Explicar para as crianças o quanto é importante aprendermos a ouvir, ouvir as orientações de nossos pais, das professoras a conversa dos amiguinhos.
Falar também do quanto é importante agradecermos a Deus pela nossa audição perfeita.

Atividades:

1) Vamos brincar de produzir sons, exemplos:
·         Sapatear imitando o trote do cavalo,
·         Assobiar
·         O barulho da chuva
·         Das ondas do mar
·         Batidas do relógio
·         Despertador
·         Toque de telefone
·         Animal feroz
·         Abelha voando
·         Grilo
Ou outros...

2) No mundo existem sons que foram produzidos pelas pessoas e pela natureza. Fazer uma lista com os sons que as crianças identificaram como sendo produzidos pelo homem e pela natureza como no exemplo abaixo

Sons produzidos pela natureza
Sons produzidos pelo homem
Canto do galo
Pessoa cantando
Trovão
Buzina de carro
Mugido de boi
Tosse
Chuva
Serrote na madeira
Canto dos passarinhos
Tocando um instrumento
Ondas do mar
Gargalhada


3) Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos
 Seria interessante produzir um mural com recortes de revista que demonstrem as situações das duas colunas.
- Sugestão: Se quiser, pode confeccionar com as crianças um instrumento musical e material reciclado como por ex. Páu de Chuva, Tambor


Tema 03 - “Que Cheirinho Bom – (Olfato)

Objetivo específico: Levar as crianças a se sensibilizarem com a capacidade de usufruir da imensa variedade de odores agradecendo ao Criador por poder senti-los.
Pelo olfato, por exemplo, podemos sentir o prazer da vida através do perfume da natureza, do cheiro de uma boa comida. Quer coisa mais gostosa que o cheiro da cozinha quando se aproxima a hora do almoço?Podemos nem nos dar conta, mas guiamos nossas vidas pelos cheiros - bons e ruins. O olfato tem o poder de registrar memórias emotivas, trazendo à lembrança situações vividas, pessoas conhecidas, lugares visitados. Os aromas também aguçam o apetite (até quando não estamos com fome),

- Roda de conversa:
 Questionar com as crianças por que ao nos depararmos com uma flor bonita, vamos logo querendo
cheirá-la.
Levar as crianças a lembrarem do quanto é bom o cheiro do bolo quentinho saindo do forno; e o cheiro da pipoca quentinha; e o perfume?
Comentar com que quem realiza essa função em nosso corpo é o nariz, e o quanto é útil esse sentido, pois nos ajuda a evitar perigos. Quem já sentiu o cheiro do ferro de passar queimando a roupa? E a comida queimando no fogão? E a comida que estragou, como é ruim o cheiro de comida estragada.

Atividades:

1)      Fazer o saquinho dos cheiros, onde as crianças de olhos vendados identifiquem os diversis tipos de odores ex: goiaba, limão, pó de café; canela; cravo; hortelã.
2)      Promover um passeio ao redor da creche orientando as crianças para que reconheçam os cheiros das plantas do local (se é bom ou ruim). Seria interessante recolher algumas folhas e flores para a próxima atividade.
3)      Fazer um belo cartaz com o tema : “ Obrigada Senhor pelos cheiros que criastes”, colando as folhas e flores recolhidas pelas crianças durante o passeio, bem como recortes de frutas e outro pratos prontos(macarronada,bata frita,sorvete, chocolate,brigadeiro e etc..)
4)      – (Somente para as turmas do Pré 1 e 2) Faça uma pesquisa com as crianças para juntos decobrirem plantas medicinais usadas como remédio e como temperos.
5)      Cole num mural bem grande exemplares de folhas,raízes,sementes e cascas usadas para essa finalidade  escrevendo o nome das mesmas como por  ex: majericão, hortelã, erva-cidreira, eucalipto,gengibre   ,canela,cravo,boldo,louro. Expor em local de circulação da creche durante todo mês de execução do projeto.
6)      Sugestão: Seria interessante fazer a “Tarde do Chá”. Prepare um chá de hortelã ou erva cidreira degustando com biscoitos.

  Tema 04 – “Quente ou Frio – (Tato)

Objetivo Específico:  levar as crianças a valorizarem e agradecerem a Deus a maravilhosa capacidade que temos de sentir as temperaturas, texturas e espessura dos objetos.

Roda de Conversa: Questionar com as crianças o que sentem quando chegam perto de uma geladeira com a porta aberta? E quando estão em frente de um forno ligado? E quando espetam o dedo numa roseira?
-          Falar com as crianças sobre essa maravilhosa sensibilidade concentrada em nossa pele que chamamos de Tato, e que esta sensibilidade é mais acentuada nas mãos.
-          Comentar com é gostoso sentir a cama quentinha nos dias de inverno, e sentir á agua bem fresquinha num banho de rio ou de piscina nos dias de verão, e o vento batendo no rosto vocês já sentiram?
Lembrar que todos nós sentimos as sensação de frio, calor, e dor (reprozuir com gestos as expressões). As sensações também são importante para proteger nossa vida e ajudar a cuidar do corpo( a febre é o aumento da temperatura do corpo, avisando que a nossa saúde não vai bem) As vezes também sentimos dor, ( dor de dente, ou por uma queda), e a dor é um pedido de socorro de nosso corpo. Mostrar como o tato evita que acidentes graves aconteçam: lembrando aos alunos, por exemplo, que quando chegam perto de algo quente ele sentem o calor antes de tocá-lo e queimarem-se.
Perguntar se eles gostam de receber carinho? E de dar carinho?
 Como sugestão seria interessante neste momento de realizar com as crianças a “Terapia do Abraço”, os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.
Atividades:
- Brincadeira sobre tato:
Fazer um furo na lateral de uma caixa de sapatos de forma que uma criança consiga colocar a mão sem ver o que está dentro. Colocar vários objetos na caixa e pedir para um aluno de cada vez colocar a mão na caixa e dizer um objeto que sentiu haver lá dentro, logo após a tentativa o aluno deve retirar o objeto da caixa para confirmar ou não sua dedução. Colocar uma venda numa criança e pedir que ele tateie com o pé em um objeto
-          Encerrar promovendo um momento de agradecimento a Deus pela capacidade que Ele nos deu de experimentar tantas sensações diferentes.


Tema 05 -  “O Gosto Bom da Vida” – Paladar  

Objetivo Específico: Promover junto as crianças maneiras de reconhecerem que a capacidade de saborear e experimentar pode ser motivo de muitas alegrias.

Roda de Conversa: Seria interesante começarem esse momento deixando que as crianças falem de suas preferências, que tipo de pratos doces e salgados elas mais gostam.Comentar que é muito bom e saudável comer, mas sem exagerar na quantidade pois podemos ficar doente além do desperdício.
Falar da dura realidade que muitas crianças vivem sem ter o que comer, passando fome, e muitas vezes comem o que é jogado no lixo.
Informar as crianças que é através da língua que sentimos todos os sabores que experimentamos atrávés dos alimentos.

Atividades:

1)      Promover com as crianças de olhos vendados a degustação de alguns sabores como por exemplo doce, salgado, azedo, amargo.

2)      Fazer um grande painél em conjunto com as crianças com o título :
“Obrigado Senhor pois cada alimento nos dá um sabor diferente”, colando muitas figuras de frutas, legumes, pratos doces e salgados. Deixar em locais de grande circulação pela creche.

3)      Sugestão : Momento Culinária
Preparar em sala de aula uma destas receitas – Vitamina, Mousse, Salada de Frutas ou Bolo de semi pronto para juntos degustarem.
É um momento interessante para juntarem as informações sobre os sentidos do Tato e Paladar.
DICAS: Se for prepar uma Mousse vá indagando com as crianças a observarem as transformações que vão se passando durante o preparo da receita, como por exemplo: Começa líquida, aos poucos vai ficando cremosa, deve ser servida bem geladinha, é um pouco azedinha mas é doce ao mesmo tempo

Yvone Guilherme -
Coordenadora  Peadagógica