2 de mai. de 2011

Oficina "Avaliar para Crescer-Indicadores de Qualidade da Educação Infantil /MEC-2010

OFICINA: Avaliar para Crescer
Yvone Guilherme
 ( OBS: Oficina realizada em Agosto de 2010,com a participação de toda equipe de funcionárias da Creche Joanna De Angelis)

MEC: “INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Justificativa: Dentre os inúmeros desafios da educação infantil no país, destaca-se o atendimento da faixa etária de 0 a 3 anos(Creche). Discutir diretrizes políticas, práticas pedagógicas para crianças desta faixa etária, é um caminho  para melhorar o atendimento em creches como parte da educação básica.
Objetivo Geral: Realizar uma auto-avaliação da qualidade de atendimento as nossas crianças por meio de um processo participativo e aberto com toda a equipe de funcionários da creche.
Objetivo Específico: Compreender os pontos fortes e fracos da instituição.
·         Estudar os eixos indicadores operacionais de Qualidade da Educação Infantil.
·         Oferecer as educadoras e demais funcionárias um instrumento adicional de apoio ao trabalho diário.
Recursos:
- Utilização do material (cadernos) enviado pelo MEC.
- Painéis
- Recursos áudios-visuais.

Desenvolvimento: Como todo material oferecido pelo MEC é flexível, optou-se num primeiro momento realizar uma auto-avaliação interna de forma aberta e participativa, para futuramente unir a comunidade.
1ª Etapa: Apresentação em Power Point do Artigo sobre “ Creche, Uma Relação de Cuidado e Educação”-  de Yvone Guilherme. Em seguida dividir os participantes em  3 grupos, onde em cada Grupo teremos um multiplicador: Lucélia, Elisângela e Jansinqueli. Esses multiplicadores nas explicações dos eixos; a dinâmica da oficina; cuidarão para que todas as respostas sejam respondidas, ajudando o grupo  na compreensão e desenvolvimento dos trabalhos.
2ª Etapa: Cada grupo irá debater 2 eixos, sendo que o eixo nº 06 será discutido em plenária no grupão.
3ª Etapa: Depois que todos os grupos finalizarem os trabalhos/discussões sobre as dimensões (eixos) pelos quais foram responsáveis, em plenária expor os resultados. Seria interessante definir coletivamente quais são os problemas prioritários e as ações que serão realizadas, mas não esquecendo de valorizar o que está caminhando bem.



Texto auxiliar:

INTRODUÇÃO: A creche vem se consolidando como um espaço de educação coletiva na atualidade e sua importância é  impossível ignorar. Nos dias atuais com o processo crescente de industrialização e urbanização e com a inserção cada vez mais intensa da mulher no mercado de trabalho, a creche passou a partilhar cada vez mais com a família esta tarefa. A Educação Infantil vem passando por um longo e permanente processo de transformação no Brasil, especialmente nos últimos 20 anos. Se antes as escolas responsáveis pela fase inicial do aprendizado da criança adquiriam caráter de assistencialismo, hoje é consenso que essas instituições são um assunto do âmbito da Educação. Mais do que isso educadores e pesquisadores reconhecem a importância do desenvolvimento integral nos primeiros anos de vida e encaram a vivência escolar como parte essencial desse processo. Compreender a criança como um ser social, cultural e histórico no processo de desenvolvimento infantil, exige que sejam oferecidas oportunidades educativas desenvolvidas de forma criativa e consistente para além dos cuidados de atividades de vida diária (AVD).

HISTÓRICO: O termo creche sempre esteve vinculado a um serviço oferecido a população de baixa renda com a caracterização de atendimento em período integral. Pode-se dizer que a creche surgiu como uma instituição assistencial que ocupava o lugar da família nas diversas formas de ausência. No Brasil as primeiras creches surgiram a partir da década de 1970, reivindicada pelos movimentos sociais populares e também pela grande inserção da mulher no mercado de trabalho. Constituída como primeira etapa da Educação Básica, a inclusão da creche na Educação Infantil foi uma conquista da sociedade brasileira, tendo como respaldo leis como a Constituição Federal/1988;
O Estatuto da Criança e do Adolescente/1990; a Lei de Diretrizes e Bases-LDB/1996 e o Plano Nacional de Educação - Lei 10.172/2001. Segundo a LDB/96, a creche deve ser ofertada para crianças de 0 – 3 anos em complementação a ação da família, que tem responsabilidades com relação à educação de seus filhos.Essa lei educacional estabelece essa etapa de educação como direito, porém não obrigatório, cabendo a família encaminhar ou não a criança.

FUNÇÃO SOCIAL: CUIDAR - EDUCANDO: A creche é um dos contextos de desenvolvimento da criança que jamais irá substituir a família, mas deve oferecer uma educação que possibilite a socialização da criança, explorando o conhecimento e as trocas afetivas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças. A instituição Creche remete ao entendimento de estar inserida em um universo social complexo, que necessita de equilíbrio e qualidade nas interrelações Considerando essa função social, a creche deve ter como objetivos educacionais procurar desenvolver em sua rotina diária um trabalho que leve a criança a interagir coordenando suas ações com as ações de outras pessoas, oportunizando a construção de significados; explorar o seu meio; brincar transformando situações e significados já conhecidos em novos elementos; desenvolver uma imagem positiva de si mesma, vivenciar situações que favoreçam a autonomia; desenvolver atitudes de interesse e cuidados com o próprio corpo; desenvolver aspectos afetivo, perceptivo e intelectual, através de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita); estabelecer relações afetivas e de cooperação entre adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando cada vez mais as relações sociais. Cuidar e educar na creche exige que as atividades sejam realizadas de forma planejada, com organização de espaços adequados, no sentido de estimular o processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças. Cuidado e Educação têm igual valor e se integram porque as crianças assimilam conceitos durante as ações de cuidado.

AÇÃO PEDAGÓGICA: Estudos realizados consideram como atividades pedagógicas de aprendizagem, aquelas que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Isso remete ao entendimento de que todas as atividades realizadas na creche são atividades de aprendizagem até mesmo as ações de rotina AVD.A rotina da creche é o desenvolvimento prático do planejamento, pois orienta a ação da criança Neste sentido, o caráter educacional pedagógico da creche, a partir da rotina bem estruturada é uma necessidade.As atividades educativas pedagógicas na creche não devem ocorrer somente em momentos específicos, pois é nas atividades cotidianas que acontecem as trocas afetivas entre o educador e a criança, como por exemplo: o banho, as refeições, no horário de entrada e saída, ou em outras situações onde educador e as crianças interagem e trocam experiências e significados. Nessas interações a criança tem a oportunidade de assimilar diversos conceitos, e apoiar-se em projetos bem organizados, torna possível articular atividades pedagógicas aos cuidados das crianças, sem deixar de lado o lazer e a brincadeira. Diversos autores mostraram através de estudos e pesquisas, que o pedagógico não está na atividade em si, e sim na postura do educador, pois não é a atividade em si que ensina, mas a possibilidade de interagir, de trocar experiências e de partilhar que favorece as crianças o acesso a novos conhecimentos.

REFERÊNCIAS

BACHA, Filho Teófilo. Direito Aplicado a Educação – Curitiba: IESDE Brasil/S.A.2007

BONDIOLI, A.; Mantovani, S. Manual de Educação Infantil: de 0 a 3
anos – uma abordagem reflexiva. Porto Alegre, 1998.

BARBOSA, M. C. S. A. Prática pedagógica na creche: zero a três anos.
Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96.

BRASIL, MEC, COEDI. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, 1995.

BRASIL, MEC, COEDI. Propostas pedagógicas e currículo em educação infantil. Brasília, 1996.

BRASIL, MEC, COEDI. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

CERISARA, A. B., A construção da identidade das profissionais de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: USP, 1996

CAMPOS, M. M. Educar e Cuidar: questões sobre o perfil do profissional de educação infantil Brasil, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental/ Coordenação Geral de Educação Infantil.  Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil. Brasília. 1994

CAMPOS, M. M; ROSEMBERG, Fúlvia & FERREIRA, Isabel Maria. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez Editora & Fundação Carlos Chagas, 3ª Ed., 2001.

Coutinho, Ângela Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Florianopolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

FREIRE. P., Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HADDAD. L., A creche em busca de identidade. São Paulo: Loyola, 1999

2 comentários:

  1. Foi um momento muito interessante para toda a nossa equipe,pois nos oportunizou avaliar nossos trabalho...desempenho e traçando novas metas ...

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  2. Nossa creche tem funcionárias muito competentes, o nosso trabalho vem tomando uma dimensão grande em torno do trabalho realizado com a criança, todas as nossas atividades não só dão oportunidades como possibilita melhores condições de aprendizado a nós mesmas como as crianças.

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Em nome de nossas crianças e equipe de funcionárias agradecemos a visita,mas antes de sair deixe um comentário!!!