Projeto Ciranda da Diversidade

PROJETO CIRANDA DA DIVERSIDADE
TEMA1: TECENDO O AMOR (Março)


Objetivos Gerais: Levar as crianças a compreenderem que em virtude de suas mães trabalharem essas crianças necessitam de um local para ficar.
Oportunizar que os alunos valorizem a Creche, ou a escola como um local que lhes promove ações de cuidado e educação.
Desenvolvimento: A partir da história (há a opção em DVD) desenvolver as atividades.
Atividades:
1)      Confeccionar juntamente com as crianças os personagens principais a Dona Aranha, Filomena e o Senhor Aranho Jerônimo.
2)      Fazer um grande painel com sua turma representando qual é o local da Creche que eles mais gostam é importante reforçar para as crianças o papel da Creche ou escola.
3)      Durante a semana confeccionar com as crianças bilhetes para a mãe, o pai e ou pessoa responsável com intuito reforçar e apertar o laço entre eles.
4)      Fazer um painel com o “Cronograma do Tempo” – fases como, por exemplo: Mulher grávida; mãe filho (bebê), mãe, pai e filhos, várias crianças juntas na escola (Creche).
5)      Com recortes, cada criança faz um cartão sobre o trabalho de sua mãe. Como sugestão as crianças poderiam entregar para as mamães no final do dia.
6)      Falar sobre a importância das crianças fazerem pequenas tarefas em casa para auxiliar a mamãe, como por exemplo:
Você pode todo dia ajudar sua mãe um pouquinho...
Em casa
Na creche ou escola

Arrumando a cama, e deixando seu quarto arrumado

Mantendo sua sala limpa

Tomando banho sem gastar muita água

Não rabiscando e nem sujando as paredes

Escovando corretamente os dentes


Não jogar papel fora do cesto

Partilhando suas coisas com os outros

Respeitar e não brigar com os amigos

Ajudando a mamãe nas tarefas diárias da casa

Respeitar a professora






PROJETO CIRANDA DA DIVERSIDADE/ MÊS DE ABRIL

TEMA 02 – A DIETA DE JORGE 
Justificativa:- O excesso de peso na infância está relacionado a vários fatores tais como: hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física. A obesidade afeta a qualidade de saúde ainda na infância, que pode resultar no aparecimento de doenças como diabetes, problemas do coração, colesterol, pressão alta. Vale ressaltar que evitar um alimento não significa que ele é proibido, mas que deve ser consumido com moderação, podendo aparecer na alimentação de uma a duas vezes por semana.

Objetivo Geral
 Em parceria com o Projeto Nutrição e Saúde, promover entre as crianças o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

HORA DO CONTO 01: Ler para as crianças a história da Dieta do Jorge e se possível ir passando o DVD para que eles acompanhem melhor.

HORA DO CONTO 02: Contar para as crianças a história abaixo: “A Senhora Roda dos Alimentos”

Era uma vez uma senhora muito redondinha… e brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maçã, com a cebola, com o nabo, a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água, com as cerejas, com o pepino, com o pão, o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga… e assim ela ia brincando.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que prestassem muita atenção para explicar o jogo:
- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
- Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo… As cenouras, a couve e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo…
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo.
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maçã, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios.
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas.
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento… a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos menores.


ATIVIDADES

Ø  Pedir para cada criança trazer de casa embalagens de alimentos consumidos por sua família, e fazer uma ex com eles se há diferença do que se come em casa e o que se come na creche.
Ø   Partindo da história Roda dos Alimentos”. Confeccionar com as crianças usando CDs que não estão sendo mais utilizados. Procurar em recortes de revistas os alimentos que compõem a roda dos alimentos. Cada criança poderá levar a sua para casa.
Ø  Montar um painel com exemplos de cardápios inadequados  como por exemplo: refrigerante,salgadinhos tipo chips/fandangos,balas, chicletes,etc. Vale ressaltar que evitar um alimento não significa que ele é proibido, mas que deve ser consumido com moderação, podendo aparecer na alimentação de uma a duas vezes por semana.
Ø  Uma sugestão legal seria confeccionar o Jacaré Jorge antes de fazer a dieta e depois que fez a dieta. Deixar em exposição nos locais de circulação da Creche.


Projeto Ciranda da Diversidade
Tema 03 : “ Uma Lição de Carinho”
Trabalhando a Agressividade e a Afetividade na Creche

ü  Turmas atendidas: Do MII ao Pré
ü  Tempo de Duração: 15 dias


ü Justificativa:
Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito muito importante. Trabalhar a amizade é algo que não é imediato. A amizade se constrói no convívio com o outro, nas ações do dia a dia. Com suas capacidades afetivas e cognitivas expandidas através da contínua construção, as crianças tornam-se capazes de investir afeto e ter sentimentos validadas nelas mesmas. O afeto é o princípio norteador da auto-estima. Após desenvolvido o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar são conquistas significativas . A afetividade consiste em poder fazer com que a criança receba o contato físico, verbal, a relação de cuidados, mas isso também implica conflitos, envolvendo amor e raiva.

ü Objetivos:
·         Desenvolver nas crianças competências sociais crianças;
·         Mostrar como serem amigas;
·         Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira;
·         Ajudar as crianças a expressarem sentimentos que lhes desagradam;
·         Saber o que significa ser generoso;
·         Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;


ü Sugestões para a Roda de Conversa

  • Qual a importância de um amigo?
  • O que é o medo?
  • Que coisas nos fazem felizes?
  • Por que ficamos tristes?
  • O que nos deixa com raiva?


ü  {Hora do Conto – TV (Livro e DVD a disposição na secretaria)

Contar a história e projetar o DVD “Uma Lição de Carinho” – de Márcia Honora. “Uma Lição de Carinho” é a história de Tião, um porco-espinho que não recebia carinho e acabava não sabendo dar carinho também. Mas a vida de Tião muda no dia em que ele conhece Ernesto. O que será que este novo amigo tem para lhe ensinar...??

ü  Desenvolvimento:

1)    Ensinar a criança a agir naturalmente com respeito, levando-as a aprenderam que devemos respeitar a natureza, os mais velhos, os pais, enfim, o mundo a sua volta.
  • Sugestão: fazer um grande cartaz representando o que significa respeito na concepção de sua turma
2)    Ensinar a criança a saber como demonstrar seu agradecimento.

  • Sugestão: Use a sua criatividade e crie momentos para que as crianças agradeçam as pessoas que cuidam delas em várias situações (na creche, na escola, em casa etc.)
3)    Ressalte com as crianças o valor da amizade e de ter um amigo.
  • Sugestão: Criar um mural com recortes de revistas com o tema: “Ser Amigo é...”
4)    Encerrar motivando as crianças a trabalharem e interpretarem suas emoções.
  • Sugestão: Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas”  montando em seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de circulação da Creche.
                                                                                                                                  Yvone Guilherme
Coordenadora Pedagógica